Agentes de endemias visitam os prédios públicos e comércio reforçando os cuidados com a Dengue

Os agentes de endemias Ivan Lima e Josiane Nogueira, estão visitando os prédios públicos, comércios e casas reforçando os cuidados para a prevenção da dengue.

O agente de combate às endemias, também denominado de ACE, é o profissional responsável por orientar a população nas questões referentes às doenças de zoonoses (transmitidas por animais e insetos).

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, dependendo da gravidade, pode resultar em morte. Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, o número de casos passou de 3 para 43, numa semana.
O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Chikungunya.
Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.
Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.
Todos contra a dengue!

secretariadesaude #agentedeendemias