Nesta manhã (12/03), o secretário municipal de saúde Pedro Ubiali juntamente com a diretora hospitalar Rejane Negrão, realizaram a entrega de avental plumbífero com dois protetores de tireóide para os profissionais do setor de radiologia do Hospital Municipal Mariana Silvéria Furtado.

Esses equipamentos são vestimentas de proteção radiológica que têm como objetivo proteger o usuário diante de uma possível exposição à radiação. Os componentes de chumbo que compõem o avental retêm a passagem de fótons de Raios X, impedindo/ atenuando a radiação ionizante e o protetor de tireóide é uma placa feita de chumbo, colocada ao redor do pescoço dos pacientes durante a realização de exames de radiologia. Em decorrência da sua densidade e do material com o qual é feito, este protetor é de extrema importância para proteger pacientes da radiação durante raios-x.

#saude

#radiologia