O prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro, atendendo solicitação do vereador Abadio Ribeiro da Rocha, falou que em breve estará implantando o projeto para reativar a Banda Municipal, que deverá ser regida pelo Maestro Ronildo dos Santos.

A banda se encontra desativada desde a gestão passada, mas agora o prefeito Juvenal a está reativando, sabedor de que a banda é motivo de muito orgulho para todos, e que as participações em eventos de outras cidades são uma forma de levar os jovens de Figueirão a conhecerem as culturas de outros municípios, além de poderem levar a identidade cultural do município por onde passam.

A Banda de Percussão Municipal de Figueirão foi criada pela Lei nº 205, de 21 de maio de 2009, com a finalidade de: I – ensinar, difundir e preservar a música no Município e região;

II – apresentar-se publicamente em ocasiões de festividades cívicas e culturais do Município; e III – promover e executar atividades de entretenimento e musicalização junto à população, em especial aos estudantes, crianças e adolescentes.

Com a regência do Maestro Ronildo dos Santos, logo que foi criada a Banda de Percussão Municipal de Figueirão ganhou o prêmio de melhor corpo musical, categoria de percussão. O evento, realizado na cidade de Rio Negro, teve como juízes membros da Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul (FEBAMS).

Também participou do 7º Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras, através de patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais.

“A música é um ótimo caminho para desenvolver a cidadania nos jovens. Através da música, os estudantes buscam uma referência em coisas mais positivas e começam a desenvolver, de certa forma a arte, que são os ritmos, a música, as coreografias e formam um grupo diferenciado”, falou o prefeito Juvenal.

#educacao  #cultura

Fonte/Fotos: Assecom/PMFigueirão – Rubem Vasconcellos