Em solenidade realizada na Escola Estadual Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo na tarde de 28 de setembro, a Polícia Militar juntamente com a Prefeitura Municipal, procedeu à formatura dos alunos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que tem como instrutora a CB-PM Joyce Barreto, e entregou certificado para 74 formandos que prestaram o juramento, alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II daquela Escola Estadual.

Antes da diplomação, foram premiadas as crianças mais bem colocadas na “Redação do Proerd”, aplicada como prova de incentivo à criatividade e avaliação do aprendizado do curso. Foram homenageados com premiação de 100,00 reais, um livro e um copo do Proerd os alunos primeiros colocados de cada série, a saber: Luiz Gustavo Oliveira Benica – 6º Ano A, Sophia Martins Godoy – 6º Ano B e Izabella Crisostomo de Oliveira – 7º Ano A.

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e as Escolas. No Brasil, o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro. No Estado de Mato Grosso do Sul o Proerd foi implantado pela Polícia Militar em junho de 1997.

Ao concluir o Proerd, os alunos assumem o compromisso de atuarem como multiplicadores dos ensinamentos adquiridos com o programa. Através do juramento, todos os alunos ficam intimados a repassarem para seus pais, irmãos, parentes e amigos o que aprenderam durante as aulas do Proerd.

Foram homenageadas várias personalidades presentes ao evento, recebendo o certificado “Amigo do Proerd”, pelo incentivo e facilitação dos trabalhos.

A CB-PM Joyce Barreto, que é Policial Militar desde 2008,  ingressou como Instrutora do Proerd em julho de 2009, já tendo trabalhado com o Programa nos municípios de Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e está em Figueirão desde 2014, onde também foi Instrutora do Projeto Patrulha Mirim, de 2017 a 2020.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Juvenal Consolaro; Capitão Valdeci Aleixo, Sub-Comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar; 1º SGT-PM Hernandes Carmo Ribeiro, Comandante do 3º Grupamento de Polícia Militar de Figueirão; CB-PM Joyce Barreto, Instrutora do Proerd em Figueirão; SG-PM Péricles Coelho, Instrutor do Proerd em Costa Rica; SD-PM Miguel Ferreira Júnior e Paulo Henrique; Pároco de Figueirão, Padre Kelson de Oliveira; Secretário Municipal de Educação, Alexandre Luís Carneiro; Diretora da Escola, Marcilei Bercó da Silva; Professora Priscila Irusta; Presidente da Câmara Municipal Luciene Teodora; vereador Beugmar Ferreira; presidente do Sindicato Rural Antonio Nabhan e ainda de pais e parentes dos formandos.

Devido ao horário de saída dos ônibus, a cerimônia não teve fala de nenhuma das autoridades presentes.

Entrevistado, o Prefeito Juvenal destacou os trabalhos realizados pela Polícia Militar e agradeceu ao Comandante 1º SGT/PM Hernandes Carmo Ribeiro pelos relevantes serviços prestados à coletividade figueirãoense e em especial à Cabo Joyce Barreto, pela dedicação na luta em fazer os jovens dizerem Não às Drogas.

ASSECOM/PMFigueirão – Fotos: Rubem Vasconcellos