A nutricionista Maiane Jordana (CRN-3 40.324), responsável técnica da merenda escolar de Figueirão faz esclarecimentos acerca do açúcar na alimentação escolar.

Na Escola e na Creche prezamos pela alimentação saudável, e fazemos o possível para que se cumpra o que determina a Resolução nº 06/2020 do FNDE – na mesma esclarece que no cardápio devemos respeitar os doces regionais e permite 7% de açúcar adicionado, onde usamos nas festividades do planejamento escolar, como de exemplo a feira cultural, dia das crianças, sendo que na creche o açúcar é proibido até a idade dos 3 anos.

O que preocupa a nutricionista  Maiane Jordana é o aumento da obesidade na rede municipal de ensino, do ano de 2022 para o ano de 2023, pois hoje passa de 10% as crianças obesas, onde tem criança que aumentou mais de 12 kg no ano, isso é uma realidade no nosso município e muito preocupante, e para conseguirmos mudar essa situação nada melhor que a informação, as atividades de Educação  Alimentar e Nutricional  dentro da Escola e Creche, juntamente  com a coordenação pedagógica  e professores.

” Pela oferta precocemente do açúcar às crianças, podemos ter em um futuro não muito distante, crianças acima do peso e diabéticas; o paladar é uma questão de educação, costume, quanto mais açúcar a criança consumir, mais açúcar ela vai acrescentar em sua alimentação diária, pois seu paladar foi acostumado, mal educado, por isso estamos na luta constante na redução do consumo de açúcar na escola do nosso município. Poupem os exageros”, disse Maiane Jordana.

#educação #alimentaçãoescolar

Fonte/Foto: PMFigueirão/RubemVasconcellos