Em esclarecimento à comunidade, relativamente ao conteúdo dos vídeos que circulam nas redes sociais e aos questionamentos efetuados pelos senhores vereadores na sessão ordinária de ontem (29.04.2024), os quais levantaram preocupações sobre o descarte de carne da merenda escolar na lixeira da Escola Municipal Prof. Antônio Inácio Furtado – Polo, informo que o descarte foi realizado após a detecção visual de que os alimentos estariam impróprios para o consumo pelo odor apresentado.

Em verificação preliminar foi detectado que o refrigerador, onde os alimentos estavam armazenados, está em perfeito funcionamento. No entanto, ontem, no período matutino, a Diretora Escolar constatou que a tomada do refrigerador estava mal encaixada.

Diante de tais circunstâncias, será instaurado um procedimento administrativo para apurar os fatos e possíveis responsabilizações.

Para garantir a segurança alimentar, intensificaremos a supervisão de todos os equipamentos utilizados no armazenamento e preparo da alimentação escolar. Além disso, o controle da entrada na cozinha será mais rigoroso, para que se cumpra a determinação de que lá só adentrem os profissionais treinados e qualificados.

Quanto ao descarte na lixeira da escola da carne danificada, esclareço que ele foi realizado após a correta embalagem do material, devido à ausência de um sistema de descarte seletivo de lixo no município.

Figueirão, MS, 30 de abril de 2024.

Atenciosamente,

Luciane Aimi

Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo