As posições de Figueirão são: 1º lugar na avaliação das mircrorregiões; 4º lugar no Estado e em 712º lugar entre todos os 5.568 municípios brasileiros.

O posicionamento dos municípios pode ser observado por vários recortes. Primeiro uma visão nacional que contempla todos os municípios da federação. São apresentados no gráfico os primeiros 25 colocados. Para ver o posicionamento de um município específico, deve-se utilizar o filtro.

O Ranking Estadual dos Municípios, estabelece a comparação do município selecionado com os outros do mesmo Estado. O Ranking Microrregional dos Municípios, compara com os municípios da mesma microrregião, que é uma delimitação estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

Em todas as visualizações, além do posicionamento do Ranking, também é apresentado o Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF).

Essa análise considera o desempenho de todos os municípios da federação para estabelecer um ranking dos 25 entes com as melhores avaliações. Caso tenha efetuado a seleção de um município da caixa de seleção acima, o ente selecionado irá ser adicionado ao ranking com a respectiva classificação nacional.

Os Setores de Contabilidade são os responsáveis em processar e enviar as informações de todos os municípios à STN (Secretaria do Tesouro Nacional), que as recebe através do SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).

Essas informações são enviadas mensalmente através das MSC (Matrizes de Saldos Contábeis) e anualmente através do DCA (Declaração de Contas Anuais) que realiza o Ranking de Desempenho dos Municípios, levando em consideração:

I – Gestão da Informação – Envio e Manutenção das Informações no SICONFI;

II – Informações Contábeis – Avaliação dos dados contábeis em relação à adequação do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público;

III – Informações Fiscais – Dados Fiscais em relação ao Manual de Demonstrativos Fiscais; e

IV – Informações Contábeis x Informações Fiscais – Avaliação entre os dados contábeis e fiscais.

Esses resultados são alcançados graças ao bom trabalho desenvolvido pelo Setor de Contabilidade, com o Contador José Vicente de Freitas e a Auxiliar Contábil Roseli Martins Ferreira.

Segundo o Secretário de Gestão e Desenvolvimento, Francisco Júnior, “essas metas são alcançadas com muito trabalho e dedicação dos funcionários envolvidos diretamente com as questões tributárias, o que está dando certo”, finalizou.

Veja no link abaixo:

Fonte: Tesouro/BR/Municípios – Foto: Gráfico da posição dos municípios