Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR), com apoio da Fundação de Apoio à Educação Básica de Mato Grosso do Sul, (FADEB), realizou, nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Mestre Mariluce Bittar, o 1º Seminário Estadual do Programa MS Alfabetiza- Todos pela Alfabetização da Criança.

Na oportunidade o Secretário Municipal de Educação do município de Figueirão, Alexandre Luís Carneiro, participou do 1º seminário Estadual do Programa Alfabetiza MS.


O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, foi lançado em outubro do ano passado, com adesão de 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul. Uma parceria com Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul.





Cecilia Motta lembrou ainda aos gestores municipais que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da Educação Básica. “O governador Reinaldo Azambuja é municipalista, eu sempre defendi esta bandeira, diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração entre Governo de MS e municípios, buscamos a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, acredito na política de estado, educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas de MS impactadas nos anos iniciais”, destaca secretária.

Eixos

O Programa MS Alfabetiza contempla os seguintes eixos: Formação continuada dos professores e gestores escolares; Avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação e incentivos entre estado e municípios; Oferta de material didático complementar. Em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização; fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional; e criar soluções específicas de âmbito estadual e local.


Investimento

Neste primeiro momento, o Programa será responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livro Didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

Fonte: SED/MS.