A festa em louvor ao Divino Espírito Santo de Santa Tereza, que começou no dia 13 e se estenderá até 28 de maio, contou com o apoio irrestrito do prefeito Juvenal Consolaro, que determinou a todos os secretários municipais que se empenhassem da melhor maneira possível para prestar apoio logístico à realização da festa, como aliás faz todos os anos.

Além do apoio operacional realizado através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, corrigindo as estradas com o patrolamento e arrumação de caixas secas, também foram realizados reparos na iluminação pública da Comunidade, trocando todas as lâmpadas antigas por lâmpadas de LED, mais fortes e até mais bonitas.

Ainda, a prefeitura disponibilizou um repasse financeiro no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), para custeio da festa, aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal.

A animação da festa foi contratada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, através do Governo de MS, por intermédio do prefeito municipal.

Na programação do sábado (27/5) consta a Chegada da Bandeira com os foliões, logo depois haverá o jantar gratuito, a seguir a reza do Santo Terço, hasteamento do mastro e queima da fogueira. Na sequência, apresentação da Dança da Catira, leilão e baile com o Grupo Trem Pantaneiro, e show-baile com o Grupo Canto da Terra, contratados através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores e encerra no domingo (28/5), com missa, leilão de gado, almoço e sorteio dos festeiros para 2024.

A tradicional Festa vem passando de geração para geração da Família Malaquias, faz parte do calendário de eventos do Município, tornando Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul, através do Decreto Estadual nº 10.719 de 29 de dezembro de 2021. Com muita devoção, um conjunto de práticas culturais, a partilha, o encontro e a união entre as pessoas e as famílias que se reúnem para celebrar e agradecer.

#gabinete #infraestrutura #festasantatereza

Fonte: PMFigueirão/Rubem Vasconcellos – Fotos: Marcos Antônio