Em Figueirão é feriado municipal o dia 15 de agosto, por ser o Dia de Nossa Senhora da Abadia, Padroeira do Município.
Nossa Senhora da Abadia é um dos títulos da Virgem Maria. Esta invocação a Maria também é conhecida como Santa Maria do Bouro, pois se originou no Mosteiro (ou Abadia) do Bouro, próximo à cidade de Braga, em Portugal.
A imagem de Nossa Senhora da Abadia representa Maria de pé, segurando nos braços o menino Jesus, que tem uma coroa na cabeça. Maria veste uma túnica branca com flores de cor rosa e azul. Um cinto vermelho passa por sua cintura. Por cima, um manto azul decorado com belas flores completa sua vestimenta. Na mão direita, Maria segura um cetro para guiar os seus filhos. Na cabeça, ela tem uma linda coroa.
Festa da Padroeira na cidade
A padroeira de Figueirão, por sugestão do comerciante João Martins, seria Nossa Senhora de Fátima, comemorado no dia 13 de maio. Mas, pensando na possibilidade de unir as duas festas resolveram escolher como padroeira de Figueirão, Nossa Senhora da Abadia.
Houve uma reunião entre as lideranças da vila e das fazendas mas não chegaram a nenhum acordo devido a diferença ideológica de cada festa, mesmo assim Nossa Senhora da Abadia, por unanimidade, passou a ser a padroeira da vila.
A primeira festa em homenagem à Padroeira foi realizada na cidade de 09 a 15 de agosto de 1954, na residência de Evaristo Oliveira da Silva.
*Com informações do historiador professor Admar de Araújo.
#educacao
ASSECOM/PMFigueirão – Foto: Reprodução