Esta Secretaria possui três Unidades de Saúde, sendo, uma (1) Unidade Básica de Saúde – UBS (credenciada ao SUS) e uma extensão desta unidade na Comunidade de Santa Tereza e uma unidade hospitalar, atuando na assistência ambulatorial, urgência e emergência, mantido com recursos próprios. Hoje a área da Saúde conta com três (3) médicos, sendo dois (2) na Unidade Hospitalar e uma médica cubana (do Programa Mais Médicos) na Unidade Básica de Saúde, duas (2) fisioterapeutas, um (1) técnico em radiologia, uma (1) nutricionista, duas (2) odontólogas, dois (2) bioquímicos e equipe de enfermagem.

A Administração Municipal aplica 22,5% da sua receita na Saúde, cujo limite mínimo constitucional é de 15%. O atendimento no Hospital Municipal é de 24 horas, realizando consultas ambulatoriais, internações clínicas, e pequenas cirurgias.

Na UBS são realizados vários programas de atenção específica com o objetivo de melhorar as condições de vida da população, quais sejam: Programa de Imunizações, Programa de Tuberculose, Programa de Hanseníase, Monitoração de Doenças Diarreicas, Programa Saúde da Mulher e do Homem, Programa de Controle e Educação de Diabetes, Programa de Controle de Hipertensão Arterial, Controle de doenças contagiosas (DSTs, HPV, AIDS).

A Coordenadoria Municipal de Vetores desenvolve ações de combate e controle das doenças denominadas endêmicas, principalmente a Dengue, Chikungunya, Zica, Doença de Chagas, Febre Amarela, Malária e Leishmaniose. São feitos trabalhos com visitas nas casas, arrastão de limpeza da dengue, campanha do dia D, campanha antirrábica, palestras nas escolas e igrejas, etc.

A rede municipal de Saúde conta com a Farmácia Básica, que distribui medicamentos constantes da lista da RENAME e REMUME, que estão incluídos os anticoncepcionais, psicotrópicos, antidepressivos, anti-hipertensivos, antibióticos, hipoglicemiantes orais e insulina, etc.

A área da Saúde conta com uma (1) Van (com capacidade para 16 passageiros), para levar pacientes para outros centros de especialidades em consultas e realização de exames que não são realizados no município, três (3) ambulâncias, sendo uma (1) Mercedes UTI Móvel, uma (1) Fiat Doblò, uma Hilux, e ainda um (1) Fiat Mobi que atende todas as demandas da saúde.

Giovanni Bertolucci Alves

Giovanni Bertolucci Alves

Secretário

É o novo secretário municipal de Saúde de Figueirão. Fisioterapeuta formado pela Unilavras – Centro Universitário de Lavras-Minas Gerais – já exerceu sua profissão no Hospital das Clínicas de Rio Branco, no Acre e também no Setor de Fisioterapia da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Acre.

Últimas notícias da secretaria